Apresentação :: Conceitos

Tem por objetivo fornecer uma padronização de conceitos aplicáveis no processo de atualização de preços de materiais, equipamentos e serviços.

As Fórmulas COGE ® foram criadas com o objetivo de fornecer ao mercado mais uma ferramenta de atualização de preços, técnica e justa, que traz em sua composição os percentuais de matéria-prima e de mão de obra utilizados na fabricação de materiais e equipamentos, bem como serviços, em uso pelo Setor Energético, com seus valores atualizados por indicadores oficiais da economia.

Mais recentemente, o Comitê de Suprimentos, através do Grupo de Trabalho Fórmulas COGE ®, composto por especialistas do Setor Elétrico-Energético Nacional com vasta experiência no assunto, efetuou uma análise da composição dos custos das matérias primas e das atividades que incidem na fabricação de equipamentos e materiais e na execução dos serviços, utilizados pelo Setor Elétrico-Energético Nacional.

Relativamente aos fabricantes, a ABINEE é permanentemente consultada, visando tornar este produto atual e que reflita a realidade do mercado de materiais e equipamentos do Setor Elétrico-Energético Nacional.

Diante da descontinuidade de alguns indicadores econômicos pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a Fundação COGE contratou com aquela entidade o reestudo de novos indicadores para atender às Fórmulas COGE ®. Para atualização dos valores destas fórmulas, serão utilizados índices de preços do Serviço Index Master, fornecidos pela FGV, através de licença concedida com exclusividade para a Fundação COGE.

Definições e Premissas :: Conceitos

Fórmulas COGE ®: Fórmulas contendo o somatório dos insumos necessários à composição de cada material, equipamento ou serviço, levando-se em consideração o percentual de contribuição de cada um deles.

Atualização ponta a ponta: Contabilidade do tempo, levando-se em consideração o mês da última compra (retroagindo-se um mês) até o mês do ajuste (índices do fechamento do mês anterior).

Materiais, Equipamentos, Serviços e suas respectivas fórmulas :: Conceitos

É importante ressaltar que as Fórmulas COGE ® contemplam os grupos de materiais, equipamentos e serviços mais utilizados ou mais significativos do Setor Elétrico-Energético Nacional.

Cabe lembrar que na composição da parametrização das fórmulas foram contemplados, especialmente, os insumos mais significativos na fabricação de materiais e equipamentos e dos serviços contratados.

Para visualizar as listas das fórmulas de materiais e equipamentos e de serviços basta clicar no link SUBPRODUTOS no menu fixo superior.

Atualizações das Fórmulas :: Conceitos

A Fundação COGE através do seu Comitê de Suprimentos / GT Fórmulas COGE ® efetua revisões periódicas nas Fórmulas COGE ®. Neste contexto novas fórmulas poderão ser criadas ou mesmo excluídas, por solicitação das empresas assinantes e dependendo da introdução de novas tecnologias no Setor Elétrico-Energético Nacional. Algumas das possíveis alterações compreenderiam:

  • Mudança dos pesos que compõem os insumos dos materiais ou serviços contratados (ex.: redução da mão de obra devido à automação da cadeia produtiva);
  • Mudança nos insumos que compõem os materiais adquiridos (ex.: substituição do fenolite por fibra vulcanizada, do óleo mineral isolante por gás SF6 etc);
  • Elaboração de novas fórmulas para aplicação em novos materiais, equipamentos ou serviços e
  • Desenvolvimento de novas séries pela FGV que sejam mais representativas para novos materiais, equipamentos ou serviços.
No caso dos contratos de longo prazo para fornecimento de materiais, equipamentos ou serviços, no momento de sua renovação, é importante atentar para possíveis revisões nas Fórmulas COGE ® dos respectivos materiais/equipamentos/serviços, mantendo critérios coerentes e atualizados para possíveis atualizações de preço.

Fontes de Referências :: Conceitos

  • ABDIB - Associação Brasileira Infraestrutura e Indústrias de Base.
  • ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
  • COGE - Diretrizes para Reajustamento de Preços - COGE - 2ª revisão, setembro de 1993, Comitê de Gestão Empresarial, Subcomitê de Suprimento.
  • LME - Bolsa de Metal de Londres - Disponível em http://www.lme.com. London Metal Exchange.
  • FGV - Consultoria técnica para a Fundação COGE, para fins exclusivos de fornecimento dos índices de variação de preços do mercado.

Cotações :: Conceitos

Alumínio
Série: A1006977
Símbolo Utilizado: AL
Fonte de Alimentação: FGV - LME
Descrição: É o preço corrente da tonelada do alumínio, vendido na Bolsa de Metais de Londres, convertido para real. ALUMINIUM - CASH SELLER & SETTLEMENT - London Metal Exchange - LME.

Chumbo
Série: A1006979
Símbolo Utilizado: PB
Fonte de Alimentação: FGV - LME
Descrição: É o preço corrente da tonelada do chumbo, vendido na Bolsa de Metais de Londres, convertido para real. LEAD - CASH SELLER & SETTLEMENT - London Metal Exchange - LME.

Cobre
Série: A1006978
Símbolo Utilizado: CU
Fonte de Alimentação: FGV - LME
Descrição: É o preço corrente da tonelada do cobre, vendido na Bolsa de Metais de Londres, convertido para real. COPPER - CASH SELLER & SETTLEMENT - London Metal Exchange - LME.

Dólar
Série: A0156272
Símbolo Utilizado: DOLAR
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: É a paridade cambial entre o dólar e o real. É tomado como referência o valor do dólar médio mensal de venda. PTAX (Valores convertidos para R$)

Ferrossilício
Série: A1416129
Símbolo Utilizado: FSO
Fonte de Alimentação: FGV - ABINEE
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da Chapa Silicosa com Grãos Orientados M-4 - ABINEE.

Zinco
Série: A1006980
Símbolo Utilizado: ZN
Fonte de Alimentação: FGV - LME
Descrição: É o preço corrente da tonelada do zinco, vendido na Bolsa de Metais de Londres, convertido para real. ZINC - CASH SELLER & SETTLEMENT - London Metal Exchange - LME.

Índices e Séries Representativas de Materiais, Equipamentos e Serviços :: Conceitos

Aluguel de máquinas e equipamentos
Série: A1464911
Símbolo Utilizado: AMEQ
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços de aluguel das máquinas e equipamentos no mercado..

Alumina Calcinada
Série: A1420812
Símbolo Utilizado: AC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da alumina calcinada, componente do índice Materiais para a Manufatura. Produtos Industriais - Metalurgia Básica - Produtos da Metalurgia dos não-Ferrosos - Alumina Calcinada.

Arames de Aço ao Carbono
Série: A1420801
Símbolo Utilizado: AAC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos arames de aço ao carbono, componente do índice Materiais para a Manufatura. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos Siderúrgicos - Arames de Aço ao Carbono.

Areia lavada
Série: A1464912
Símbolo Utilizado: ALV
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Índice Nacional de Custo da Construção - Disponibilidade Interna. Minerais não-Metálicos - Areias / Inclusive Industriais.

Artefatos de Trefilados
Série: A1420833
Símbolo Utilizado: AT
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos artefatos de trefilados, componente do índice Produtos Diversos de Metal. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos de Metal - Produtos Diversos de Metal - Artefatos de Trefilados.

Artefatos e Peças de Ferro Fundido
Série: A1137003
Símbolo Utilizado: PAF1
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - OG-DI - Artefatos e Peças de Ferro Fundido - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos artefatos e peças de ferro fundido, componente do índice Metalurgia Básica.

Artefatos e Peças de Ferro Fundido
Série: PAF2
Símbolo Utilizado: PAF2
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - OG-DI - Artefatos e Peças de Ferro Fundido - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos artefatos e peças de ferro fundido, componente do índice Metalurgia Básica.

Artigos de Borracha
Série: A1420742
Símbolo Utilizado: B
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos artigos de borracha, componente do índice de Artigos de Borracha e de Material Plástico. Este índice é composto pelos seguintes índices: Peças e acessórios de borracha para máquinas e veículos automotores; Pneus para automóveis; Pneus para ônibus e caminhões; Protetores, bandas de rodagem e flaps de borracha; Tubos, canos e mangueiras de borracha. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Artigos de Borracha e de Material Plástico - Artigos de Borracha.

Automóveis, Camionetas e Utilitários
Série: A1420910
Símbolo Utilizado: VEI
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos automóveis, camionetas e utilitários, componente do índice Veículos Automotores, Reboques, Carrocerias e Autopeças. Este índice engloba os seguintes indicadores: Automóveis para passageiros; Motores para automóveis, exceto a diesel; Veículos para o transporte de mercadorias, carga não superior a 5 T. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Veículos Automotores, Reboques, Carrocerias e Autopeças - Automóveis, Camionetas e Utilitários.

Barras de Aço Ligado, Inclusive Inoxidável
Série: A1420796
Símbolo Utilizado: BAL
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das barras de aço ligado, inclusive inoxidável, componente do índice Produtos Siderúrgicos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos Siderúrgicos - Barras de Aço Ligado, Inclusive Inoxidável.

Barras, Perfis e Vergalhões de Cobre e de Ligas de Cobre
Série: A1420814
Símbolo Utilizado: LC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre, componente do índice Materiais para a Manufatura. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos da Metalurgia dos não-Ferrosos - Barras, Perfis e Vergalhões de Cobre e de Ligas de Cobre.

Bobinas a Frio de Aço ao Carbono
Série: A1420792
Símbolo Utilizado: BAC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das bobinas a frio de aço ao carbono, componente do índice Materiais para a Manufatura. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos Siderúrgicos - Bobinas a Frio de Aço ao Carbono.

Bombas Hidráulicas
Série: A1420881
Símbolo Utilizado: BH
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das bombas hidráulicas, componente do índice Motores, Bombas e Compressores. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas e Equipamentos - Motores, Bombas e Compressores - Bombas Hidráulicas.

Borracha
Série: A1420741
Símbolo Utilizado: BCH
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - OG-DI - Borracha - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços no mercado da borracha e materiais plásticos.

Chapas e Tiras de Alumínio
Série: A1420809
Símbolo Utilizado: CTA
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das chapas e tiras de alumínio, componente do índice Produtos da Metalurgia dos Não Ferrosos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos da Metalurgia dos não-Ferrosos - Chapas e Tiras de Alumínio.

Combustíveis e Lubrificantes
Série: A1417002
Símbolo Utilizado: CLB
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - EP - Combustíveis e Lubrificantes - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos combustíveis e lubrificantes para a produção.

Compressores de Ar ou Gás
Série: A1420884
Símbolo Utilizado: CAG
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos compressores de ar ou gás, componente do índice Motores, Bombas e Compressores. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas e Equipamentos - Motores, Bombas e Compressores - Compressores de Ar ou Gás.

Consultoria
Série: A0157980
Símbolo Utilizado: SC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do serviço de consultoria, supervisão e projetos, em obras rodoviárias.

Curtimento e Preparações do Couro
Série: A1420631
Símbolo Utilizado: COU
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do curtimento e preparações do couro, componente do índice Couros e Calçados. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Couros e Calçados - Curtimento e Preparações do Couro.

Edificações
Série: A1464783
Símbolo Utilizado: ED
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das edificações.

Embalagem de Papel ou Papelão
Série: A1420660
Símbolo Utilizado: EPP
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da embalagem de papel ou papelão, componente do índice Celulose, Papel e Produtos de Papel. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Celulose, Papel e Produtos de Papel - Embalagem de Ppapel ou Papelão.

Equipamentos para Distribuição e Controle de Energia Elétrica
Série: A1420863
Símbolo Utilizado: EDE
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos Equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica, componente do índice Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos - Equipamentos para Distribuição e Controle de Energia Elétrica.

Fechamento Mensal
Série: A1431687
Símbolo Utilizado: IPCBRM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição:

A1431687 - IPC/BR-M - Fechamento Mensal (POF 2017/2018)



Fibra de Vidro em Fio Contínuo
Série: A1416142
Símbolo Utilizado: FV
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Setorial Automobilístico - Fibra de Vidro em Fio Contínuo

Gases Industriais
Série: A1420694
Símbolo Utilizado: GI
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos gases industriais, componente do índice Produtos Químicos Inorgânicos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos Químicos - Produtos Químicos Inorgânicos - Gases Industriais.

Geradores, Transformadores e Motores Elétricos
Série: A1137543
Símbolo Utilizado: GTM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos geradores, transformadores e motores elétricos, componente do índice Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos.

Habitação - Material para Limpeza
Série: A1431469
Símbolo Utilizado: IMLIPCBR
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição:

Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos materiais de limpeza para habitações.



Habitação - Serviços de Residência
Série: A1431433
Símbolo Utilizado: SPIPCBR
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição:

Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da habitação, IPCBR/DI Brasil, serviços públicos de residências.



Indicador de Materiais da Construção Civil
Série: A1464784
Símbolo Utilizado: IMC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicador de Materiais da Construção Civil.

Indicador de Óleo Vegetal - Óleo de soja Bruto
Série: A1420550
Símbolo Utilizado: OIL-V
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicador de Óleo Vegetal - Óleo de soja Bruto

Indicador de preços ao consumidor
Série: A1004964
Símbolo Utilizado: INPC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicador de preços ao consumidor - INPC-IBGE

Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna
Série: A0161384
Símbolo Utilizado: IGPDI
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução do índice geral dos preços - disponibilidade interna.

Índice Geral de Preços do Mercado
Série: A0200045
Símbolo Utilizado: IGPM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução do índice geral dos preços.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
Série: A1004963
Símbolo Utilizado: IPCA
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Índice de preços ao consumidor.

Indústria Extrativa
Série: A1420516
Símbolo Utilizado: IEX
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da indústria extrativa, componente do índice Produtos Industriais. Produtos Industriais - Indústria Extrativa

IPCBRDI - Medicamentos em Geral
Série: A1431550
Símbolo Utilizado: MEDIPCBR
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição:

Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos medicamentos em geral no mercado.



Lâmpadas
Série: A1420868
Símbolo Utilizado: LAM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das lâmpadas, componente do índice Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos - Lâmpadas.

Madeira Serrada e Desdobrada
Série: A1420645
Símbolo Utilizado: MSD
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da madeira serrada e desdobrada, componente do índice Materiais e Componentes para a Construção. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos de Madeira - Desdobramento de Madeira - Madeira Serrada e Desdobrada.

Mão de Obra
Série: A0162364
Símbolo Utilizado: MO
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos salários médios mensais, contendo encargos sociais, do segmento industrial de Bens de Capital sob Encomenda. SETOR ABDIB GLOBAL - ABDIB/FIPE.

Mão de Obra de Carpinteiro
Série: A1465167
Símbolo Utilizado: MOC
Fonte de Alimentação: FGV - INCC
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos salários médios mensais, contendo encargos sociais, do segmento de construção.

Máquinas e Equipamentos
Série: A1416650
Símbolo Utilizado: MEQS
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - EP - Máquinas e Equipamentos - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços no mercado das máquinas e equipamentos, bens finais de investimento.

Máquinas e Equipamentos
Série: A1420877
Símbolo Utilizado: MEQ
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - OG-DI - Máquinas e Equipamentos - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das máquinas e equipamentos - disponibilidade interna. Este índice é composto pelos seguintes itens: Motores, Bombas e compressores, Máquinas e equipamentos de uso geral, Máquinas e equipamentos para a agricultura, Máquinas - ferramenta, Máquinas e equipamentos de terraplanagem e pavimentação, Máquinas e equipamentos de uso específico e eletrodomésticos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas e Equipamentos.

Máquinas e Equipamentos para Transporte e Elevação de Carga
Série: A1420888
Símbolo Utilizado: MEC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das máquinas e equipamentos para transporte e elevação de carga, componente do índice Máquinas e Equipamentos de Uso Geral. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas e Equipamentos - Máquinas e Equipamentos de Uso Geral - Máquinas e Equipamentos para Transporte e Elevação de Carga.

Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos
Série: A1420855
Símbolo Utilizado: ME
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que compõe o índice Indústria de Transformação. Este índice engloba outros, tais como: Geradores, transformadores e motores elétricos; Equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica; Fios, cabos e condutores elétricos isolados; Baterias e acumuladores para veículos; Lâmpadas; Material elétrico para veículos, exceto baterias. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos.

Materiais de Construção
Série: A1416683
Símbolo Utilizado: MCS
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - EP - Materiais de Construção - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos materiais e componentes da construção.

Metalurgia Básica
Série: A1420787
Símbolo Utilizado: MB
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da metalurgia básica, componente do índice Indústria de Transformação. Este índice engloba vários outros: Ferro gusa e ferro ligas; Produtos siderúrgicos; Tubos de ferro e aço; Produtos da metalurgia dos não ferrosos; Artefatos e peças de ferro fundido. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica.

Minerais Metálicos não-Ferrosos
Série: A1420523
Símbolo Utilizado: MNF
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - OG-DI - Minerais Metálicos Não Ferrosos - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos minerais metálicos não ferrosos - oferta global. Este índice engloba outros, tais como: Minério de Alumínio; Minério de Cobre; Minério de Manganês; Minério de Níquel. Produtos Industriais - Indústria Extrativa - Minerais Metálicos - Minerais Metálicos não-Ferrosos.

Motores a Diesel, Exceto para Veículos Rodoviários
Série: A1420879
Símbolo Utilizado: MDE
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos motores a diesel, exceto para veículos rodoviários, que compõe o índice Motores, Bombas e Compressores. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Máquinas e Equipamentos - Motores, Bombas e Compressores - Motores a Diesel, exceto para Veículos Rodoviários.

Móveis e Artigos do Mobiliário
Série: A1420934
Símbolo Utilizado: MAM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - Origem - OG-DI - Móveis e Artigos do Mobiliário - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços no mercado dos móveis e artigos do mobiliário.

Óleo Cru Brent - Petróleo
Série: FC416145
Símbolo Utilizado: OB
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição:

IPEA Brent - Preço médio do petróleo Brent divulgado pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculada ao Ministério da Economia criada em 1964 como Epea e assumindo o nome atual em 1967 que representa todo o petróleo extraído no Mar do Norte e comercializado na Bolsa de Londres - Divulgação - ABINEE.



Papel e Papelão
Série: A1420653
Símbolo Utilizado: PPL
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - Origem - OG-DI - Papel e Papelão - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços no mercado do papel, celulose e produtos do papel.

Papel, Papelão Liso, Cartolina e Cartão
Série: A1420656
Símbolo Utilizado: PAP
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do papel, papelão liso, cartolina e cartão, componente do índice Celulose, Papel e Produtos de Papel. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Celulose, Papel e Produtos de Papel - Papel, Papelão Liso, Cartolina e Cartão.

Pavimentação
Série: A0157972
Símbolo Utilizado: PAV
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços de pavimentação de obras rodoviárias.

Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Série: A1179753
Símbolo Utilizado: PEAD1
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do polietileno de alta densidade (PEAD), componente do índice Resinas e Elastômeros. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos Químicos - Resinas e Elastômeros - Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Série: PEAD2
Símbolo Utilizado: PEAD2
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do polietileno de alta densidade (PEAD), componente do índice Resinas e Elastômeros. Produtos industriais - Indústria de Transformação - Produtos Químicos - Resinas e Elastômeros - Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Produtos Cerâmicos
Série: A1420776
Símbolo Utilizado: PC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos Produtos Cerâmicos, componente do índice de Produtos de Minerais Não Metálicos. Este índice é composto pelos seguintes índices: Ladrilhos e placas de cerâmica para pavimentação ou revestimento; Telhas e tijolos cerâmicos não refratários; Cimentos, argamassas e concretos refratários; Tijolos, placas, ladrilhos e outras peças cerâmicas refratárias; Pias, banheiras e vasos para uso sanitário. Produtos Industriais - Produtos de Minerais não-Metálicos - Produtos Cerâmicos.

Produtos da Metalurgia dos Não Ferrosos
Série: A1420806
Símbolo Utilizado: PMNF
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos da metalurgia dos não ferrosos, componente do índice Metalurgia Básica. Este índice engloba outros, tais como: Alumina calcinada; Alumínio não ligado em formas brutas; Barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre; Barras, perfis ou vergalhões de alumínio; Chapas e tiras de alumínio; Folhas de alumínio; Ligas de alumínio em forma bruta; Níquel e ligas de níquel em formas brutas; Ouro semimanufaturado; Zinco e ligas de zinco em formas brutas. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos da Metalurgia dos não-Ferrosos.

Produtos de Minerais Não Metálicos
Série: A1420763
Símbolo Utilizado: MNM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos de minerais não metálicos, componente do índice Indústria de Transformação. Este índice engloba outros, tais como: Vidros e produtos de vidro; Cimento; Artefatos de concreto, cimento e fibrocimento; Produtos cerâmicos, Pedras, cal e outros produtos não metálicos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos de Minerais não-Metálicos

Produtos Derivados do Petróleo
Série: A1420670
Símbolo Utilizado: PDP
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos derivados do petróleo, componente do índice Produtos Derivados do Petróleo e Álcool. Este índice engloba outros, tais como: Asfalto; Gás liquefeito de petróleo (GLP); Gasolina automotiva; Naftas para petroquímica; Óleo combustível; Óleo diesel; Óleos lubrificantes; Querosene de aviação. Produtos industriais - Indústria de transformação - Produtos derivados do petróleo e álcool - Produtos derivados do petróleo.

Produtos Farmacêuticos
Série: A1420737
Símbolo Utilizado: PF
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA-OG-DI Produtos Farmacêuticos

Produtos Industriais
Série: A1420515
Símbolo Utilizado: PI
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - Origem - OG-DI - Produtos Industriais - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos industriais submetidos aos processos de industrialização, englobando vários setores da economia, como os que seguem: Indústria Extrativa - carvão mineral, minerais metálicos, minerais não metálicos; Indústria de Transformação - produtos alimentícios e bebidas, produtos do fumo, produtos têxteis, artigos do vestuário, couros e calçados, produtos de madeira, celulose, papel e produtos de papel, produtos derivados do petróleo e álcool, produtos químicos, artigos de borracha e de material plástico, produtos de minerais não metálicos, metalurgia básica, produtos de metal, máquinas e equipamentos, equipamentos de informática, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, material eletrônico, aparelhos e equipamentos comunicação, veículos automotores, reboques, carrocerias e autopeças, outros equipamentos de transporte, móveis e artigos do mobiliário.

Produtos Químicos
Série: A1420683
Símbolo Utilizado: PQ
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA-OG-DI Produtos Químicos. Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos químicos, componente do índice Indústria de Transformação. Este índice engloba outros, tais como: Produtos químicos inorgânicos; Produtos químicos orgânicos; Resinas e elastômeros; Fibras e filamentos sintéticos; Produtos farmacêuticos; Defensivos agrícolas; Sabões, detergentes, produtos de limpeza e artigos de perfumaria; Tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins; Produtos e preparados químicos diversos.

Produtos Siderúrgicos
Série: A1420791
Símbolo Utilizado: PS
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos siderúrgicos, componente do índice Metalurgia Básica. Este índice engloba outros, tais como: Aço semiacabado ao carbono; Aço semiacabado especial/ligado; Arames de aço ao carbono; Barras de aço ao carbono; Barras de aço ligado, inclusive inoxidável; Bobinas a frio de aço ao carbono; Bobinas a quente de aço ao carbono; Bobinas ou chapas de aço zincadas; Bobinas ou chapas grossas de aço ao carbono; Fio máquina de aço ao carbono; Folhas de flandres; Perfis leves de aço ao carbono, laminados a quente; Perfis médios ou pesados de aço ao carbono, laminados a quente; Relaminados de aço; Tubos, canos ou perfis ocos de aço sem costura; Vergalhões de aço ao carbono. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos Siderúrgicos.

Relaminados de Aço
Série: A1420802
Símbolo Utilizado: RLA
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos relaminados de aço, componente do índice Produtos Siderúrgicos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos Siderúrgicos - Relaminados de Aço.

Resinas e Elastômeros
Série: A1420703
Símbolo Utilizado: RSE
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das resinas e elastômeros, componente do índice Produtos Químicos. Este índice engloba outros, tais como: Elastômeros; Policloreto de vinila (PCV); Poliestireno (OS); Polietileno de alta densidade (PEAD); Polietileno de baixa densidade (PEBD); Polipropileno (PP); Resinas termofixas; Tereftalato de polietileno (PET). Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos Químicos - Resinas e Elastômeros.

Resinas Termofixas
Série: A1420709
Símbolo Utilizado: RT
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das resinas termofixas, componente do índice Resinas e Elastômeros. Produtos Industriais - Produtos Químicos - Resinas e Elastômeros - Resinas Termofixas.

Tecidos de Algodão
Série: A1420609
Símbolo Utilizado: TEA
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Tecidos de Algodão

Tecidos de Fios Artificiais e Sintéticos
Série: A1420610
Símbolo Utilizado: TFA
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - OG-DI - Tecidos de Fios Artificiais e Sintéticos - Indústria de Transformação - Produtos Têxteis - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos produtos têxteis. Este índice é composto pelos seguintes itens: Fios, Tecidos, Artefatos têxteis inclusive tecelagem, Tecidos e artigos de malha. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos Têxteis - Tecidos - Tecidos de Fios Artificiais e Sintéticos.

Terraplanagem
Série: A0157956
Símbolo Utilizado: TER
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do serviço de terraplanagem em obras rodoviárias.

Tintas de Impressão
Série: A1420729
Símbolo Utilizado: TIMP
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das tintas de impressão, componente do índice Materiais para Manufatura. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos Químicos - Tintas, Vernizes, Esmaltes, Lacas e Produtos afins - Tintas de Impressão.

Tintas, Vernizes, Esmaltes, Lacas e Produtos Afins
Série: A1420726
Símbolo Utilizado: TVE
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins, componente do índice de Produtos Químicos. Este índice engloba outros, tais como: Esmaltes e lacas; Impermeabilizantes e solventes; Tintas de impressão; tintas e vernizes dissolvidos em meio aquoso; Tintas e vernizes dissolvidos em meio não aquoso. Produtos industriais - Indústria de transformação -  Produtos químicos - Tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins.

Tubos de Ferro e Aço
Série: A1420803
Símbolo Utilizado: TDFA
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos tubos de ferro e aço, componente do índice Metalurgia Básica. Este índice engloba outros, tais como: Tubos de ferro e aço; Outros tubos e conexões de ferro e aço; Tubos de aço com costura. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Tubos de Ferro e Aço.

Veículos a Motor
Série: A1420909
Símbolo Utilizado: VM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: IPA - Origem - OG-DI - Veículos a Motor - Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços no mercado dos veículos automotores, reboques, carrocerias e autopeças.

Vergalhões de Aço ao Carbono
Série: A1420800
Símbolo Utilizado: VAC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos vergalhões de aço ao carbono, componente do índice Produtos Siderúrgicos. Fonte de informação: Fundação Getúlio Vargas Série: 27215 dos preços dos vergalhões de aço carbono, componente do índice Produtos Siderúrgicos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Metalurgia Básica - Produtos Siderúrgicos - Vergalhões de Aço ao Carbono.

Vidro e Produtos de Vidro
Série: A1420764
Símbolo Utilizado: VD
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do vidro e produtos de vidro, componente do índice Produtos de Minerais Não Metálicos. Produtos Industriais - Indústria de Transformação - Produtos de Minerais não-Metálicos - Vidro e Produtos de Vidro.

Indicadores Inativos :: Conceitos

Não são mais atualizados e consequentemente não atribuídos a fórmulas ativas.
Aluguel de Máquinas e Equipamentos
Série: A0162097
Símbolo Utilizado: AME
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços de aluguel das máquinas e equipamentos no mercado.

Areia Lavada
Série: A0161953
Símbolo Utilizado: AIS
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Índice Nacional de Custo da Construção - Disponibilidade Interna. Minerais não-Metálicos - Areias / Inclusive Industriais

Areias / Inclusive Industriais
Série: A1153644
Símbolo Utilizado: AI
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Produtos Industriais - Minerais não-Metálicos - Areias / Inclusive Industriais

Edificações
Série: A0159428
Símbolo Utilizado: EDT
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços das edificações.

Escavação Comum
Série: A0160086
Símbolo Utilizado: EC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do serviço de escavação comum, em obras em hidroelétricas.

Ferrossilício
Série: A1007071
Símbolo Utilizado: FSO
Fonte de Alimentação: FGV - ABINEE
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da Chapa Silicosa com Grãos Orientados - ABINEE.

Habitação - Material de Limpeza
Série: A1391042
Símbolo Utilizado: IML
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos materiais de limpeza para habitações.

Habitação - Serviços de Residência
Série: A1390952
Símbolo Utilizado: SP
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços da habitação, IPC Brasil, serviços públicos de residências.

Indicador de Materiais da Construção Civil
Série: A0160914
Símbolo Utilizado: MSC
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicador de Materiais da Construção Civil

Índice de Preços ao Consumidor do Mercado
Série: A1413240
Símbolo Utilizado: IPCM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Índice de preços ao consumidor do mercado.

Mão de Obra de Administração
Série: A0159878
Símbolo Utilizado: ADM
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos salários médios mensais, contendo encargos sociais, do segmento do setor hidroelétrico.

Mão de Obra de Carpinteiro
Série: A0161831
Símbolo Utilizado: CAR
Fonte de Alimentação: FGV - INCC
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos salários médios mensais, contendo encargos sociais, do segmento de construção.

Mão de Obra Especializada
Série: A0159886
Símbolo Utilizado: MOE
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos salários médios mensais, contendo encargos sociais, do segmento de hidroelétricas, mão de obra especializada.

Mão de Obra não Especializada
Série: A0159894
Símbolo Utilizado: MNE
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos salários médios mensais, contendo encargos sociais, do segmento de hidroelétricas, mão de obra não especializada.

Medicamentos em Geral
Série: A1391216
Símbolo Utilizado: MED
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços dos medicamentos em geral no mercado.

Óleo Mineral Isolante AV 60
Série: A1006981
Símbolo Utilizado: OIL60
Fonte de Alimentação: FGV - ABINEE
Descrição:

É o preço médio mensal, em real por litro, em dias corridos, pagamento a 30 dias, FOB (Free on Board) no Rio de Janeiro, com ICMS de 12% incluso. AV - 60 - IN - ABINEE.



Óleo Mineral Isolante AV 70
Série: A1416145
Símbolo Utilizado: OIL
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição:

É o preço médio mensal, em real por litro, em dias corridos, pagamento a 30 dias, FOB (Free on Board) no Rio de Janeiro, com ICMS de 12% incluso. AV - 70 - IN - ABINEE.



Polietileno de Alta Densidade
Série: 10001005
Símbolo Utilizado: PEAD3
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Indicação numérica que caracteriza a evolução dos preços do polietileno de alta densidade (PEAD), componente do índice Resinas e Elastômeros. Mercado Distribuidor

Polietileno de Alta Densidade (PEAD) - Mercado Distribuidor
Série: PEAD4
Símbolo Utilizado: PEAD4
Fonte de Alimentação: FGV
Descrição: Polietileno de Alta Densidade (PEAD) - Mercado Distribuidor

Última atualização dos indicadores: Abril / 2024
(15/04/2024 10:37)