Histórico

As Fórmulas COGE ® foram elaboradas originalmente em 1983, dentro do projeto intitulado Diretrizes para Reajustamento de Preços, com objetivo de facilitar as negociações entre as empresas do Setor Elétrico-Energético Nacional e seus fornecedores.

As Fórmulas COGE ® sofreram revisão em 1989, e posteriormente em 1993, a pedido das concessionárias do Setor, face à desatualização dos indicadores econômicos utilizados e à introdução de novos materiais e equipamentos empregados pelo Setor Elétrico-Energético Nacional.

Vale ressaltar que as Fórmulas COGE ® são uma ferramenta bastante utilizada e aceita por fornecedores, concessionárias do Setor Elétrico-Energético Nacional, e órgãos oficiais do Governo.

Mais recentemente, tendo em vista a sua importância, o Comitê de Suprimento da Fundação COGE, através do GT Fórmulas COGE ®, efetuou uma ampla análise das Fórmulas visando atualizá-las. Ao longo de 2007 e 2008, este GT se reuniu com o intuito de avaliar fórmula por fórmula. Face à descontinuidade de alguns indicadores econômicos pela FGV, a Fundação COGE contratou com aquela entidade o re-estudo de novos indicadores para atender às Fórmulas COGE® . Relativamente aos fabricantes, a ABINEE também foi consultada, visando tornar este produto atual e que refletisse a realidade do mercado de materiais e equipamentos do Setor Elétrico-Energético Nacional. Em 2009 foi realizada uma nova revisão e atualização das Fórmulas COGE de Materiais e Equipamentos e em junho de 2010 foram lançadas as Fórmulas COGE de Serviços, ampliando a atuação do produto no mercado.

Última atualização dos indicadores: Abril / 2024
(15/04/2024 10:37)