Perguntas Frequentes

  1. P: Como acesso ao sistema Fórmulas COGE?
    R: O acesso seguro, em HTTPS, ao sistema Fórmulas COGE se dá exclusivamente pelo link https://formulascoge.org.br e é fornecido mediante assinatura. No momento do cadastro o sistema enviará, caso não esteja cadastrado na plataforma da Fundação COGE, um e-mail de forma automatizada com as credenciais de acesso.
  2. P: Além do e-mail institucional, posso utilizar meu e-mail pessoal?
    R: Os acesso são fornecidos apenas aos e-mails institucionais das empresas assinantes.
  3. P: Já conheço o site e já recebi a senha no meu e-mail, como posso entrar no sistema?
    R: Basta clicar em Entrar, no canto superior direito, e será redirecionado para o link https://formulascoge.org.br/conta/entrar , onde deverá fornecer o e-mail e senha cadastrados e clicar no botão de Login. Recomenda-se alterar a senha a cada três meses.
  4. P: Perdi a minha senha, como posso recuperá-la?
    R: Basta fornecer o e-mail institucional cadastrado na página https://formulascoge.org.br/conta/recuperacao-de-senha, assim, receberá um e-mail automático enviado pelo sistema com instruções e um link seguro que fornece a possibilidade de cadastrar uma nova senha. Opcionalmente, é possível cadastrar um e-mail pessoal para receber uma cópia desta recuperação.
  5. P: Como conheço todas as funcionalidades do sistema?
    R: Fornecemos um manual, exclusivamente aos assinantes, que ajudará em todas as questões de acesso e funcionamento do sistema Fórmulas COGE.
  6. P: Qual a fórmula matemática utilizada para o cálculo percentual da variação de um período?
    R: A fórmula é a (VF / VI – 1) * 100, onde, VI é o Valor Inicial e VF é o Valor Final.
  7. P: Para reajustar um contrato com dia 13 de um referido mês, como devo proceder?
    R: Os dias do mês não fazem parte do cálculo, sendo as bases sempre relacionadas ao mês/ano do referido contrato, conforme exemplos abaixo:
    a) Contrato dia 01/05/2020 => mm/yyyy => 05/2020
    b) Contrato dia 20/06/2020 => mm/yyyy => 06/2020
    c) Contrato dia 31/08/2020 => mm/yyyy => 08/2020
  8. P: Temos a necessidade de realizar um reajuste anual (12 meses) de um preço cuja data base da proposta comercial é Janeiro/2021. Para este cálculo de 12 meses de uma determinada fórmula, como devemos realizar a consulta no site?
    R: Deve-se selecionar a fórmula desejada e, nos campos de mês/ano, selecionar para o início Janeiro/2021 e para o fim Janeiro/2022.
    a) Durante a concepção do sistema Fórmulas COGE, a equipe técnica responsável analisou e entendeu que a seleção da data fim deveria "compreender o mês fim, selecionando o seguinte", portanto, diferente de outras calculadoras onde se seleciona Janeiro/2021 e para o fim Dezembro/2021, no sistema Fórmulas COGE esta seleção é diferente desde o seu lançamento em 2008.
    b) A imagem abaixo representa a metodologia utilizada para a obtenção dos números índices no banco de dados contratado:

    Obtenção de números índices

  9. P: O que são números índices?
    R: São valores numéricos em base 100 para que seja possível o cálculo de uma determinada variação.
  10. P: O sistema Fórmulas COGE poderia fornecer os números índice?
    R: A Fundação COGE está impedida contratualmente de fornecer os números índices, sendo o sistema Fórmulas COGE a ferramente de cálculo de variação dos números índices.
  11. P: As Fórmulas COGE com estado de "Inativa" ou "Em Inativação", qual a diferença e por quanto tempo seus indicadores continuam a receber atualizações no sistema?
    R: A Fundação COGE não se compromete em atualizar os indicadores de uma Fórmula COGE com estado de "Inativa".
    Entretanto, para as Fórmulas COGE com estado de "Em Inativação", a Fundação COGE se compromete, na medida do possível e do fornecimento dos respectivos indicadores pelos parceiros, de atualizar os indicadores durante um período limite de 2 anos. Momento este que a Fórmula COGE passa ao estado de "Inativa".
Última atualização dos indicadores: Abril / 2024
(15/04/2024 10:37)